sábado, 28 de maio de 2011

Gráfico Pizza de Pizza

O gráfico de pizza é um dos mais populares e fáceis de entender. Funcionam muito bem desde que os itens da série de dados sejam mais ou menos proporcionais, o que não é o caso, por exemplo, quando falamos do PIB brasileiro e sua “belíssima” distribuição de renda.

No gráfico abaixo, gerado a partir do Censo de 2008, gerei uma pizza simples para demonstrar o percentual de contribuição de cada Estado Brasileiro na composição do PIB. Vemos um gráfico praticamente incompreensível em função da quantidade excessiva de valores muito pequenos.


Utilizando a mesma fonte de dados, gerei um novo gráfico, desta vez do tipo Pizza de Pizza, obtendo o seguinte gráfico-base.


Retirei o título, posicionei a legenda no centro inferior e reduzi o tamanho da fonte, adicionei e formatei o rótulo de dados para exibir o percentual de cada Estado. Em Formatar série de dados, Opções de série: 1) Dividi a série em valor percentual contendo todos os valores menores que 2%, alterei a largura do espaçamento para 300% e o tamanho da segunda plotagem para 120%.

O resultado fica muito mais compreensível: 85% do PIB brasileiro é gerado por 10 Estados e uma Unidade da Federação, enquanto os outros 15% são gerados por 16 Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário