domingo, 1 de maio de 2011

Gráfico em formato de velocímetro

“Graficozinho” simples, fácil de construir, intuitivo e com bastante aceitação do público em geral (apesar de alguns autores serem contra o seu uso).

Muitas técnicas de construção podem ser encontradas na Internet e eu particularmente gosto daquela mostrada pelo Chandoo, com algumas adaptações: basicamente um gráfico de pizza sobrepondo um gráfico de rosca para criar a ilusão do marcador sobre uma faixa de valores.

O primeiro passo é criar a tabela com a faixa de valores para as representações verde, amarelo, vermelho e branco (que será a parte de baixo do gráfico, sem nenhuma representação visual). Note que a faixa branca deve representar 50% do total de valores.


O segundo passo é criar o gráfico base, do tipo rosca. Veja o original e compare com o resultado após as seguintes alterações: retirada da legenda, formatação do ângulo da primeira fatia para rotação de 270 graus, alteração das cores de cada faixa de valores conforme as cores da tabela (verde, amarelo, vermelho e branco).



O terceiro passo é criar o marcador de posição, basicamente o gráfico de pizza. Acrescentei três novas linhas na tabela, sendo que a primeira será a posição do marcador e as outras duas são necessárias para complementar o gráfico de pizza. O valor para a linha complemento deve ser a fórmula 200 - Ajuste - Posição. Veja a tabela alterada e o novo gráfico base gerado, antes das modificações finais.



O quarto é último passo consiste em retirar a legenda, formatar o ângulo da primeira fatia para rotação de 270 graus, formatar para “sem preenchimento” os pontos de dados Posição e Complemento, formatar para azul o ponto de dados Ajuste, formatar o preenchimento da área do gráfico para “sem preenchimento” e posicionar o gráfico de pizza sobre o gráfico de rosca. O resultado pode ser visto abaixo.


Para alterar a posição do marcador basta alterar a linha Posição, respeitando a restrição de valores (0 a 99). Outras adaptações podem ser feitas, como a inclusão do rótulo dados, legendas, títulos, redefinição das faixas de valores, etc. Use de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário