domingo, 8 de maio de 2011

Gráfico em formato de termômetro

Este é um gráfico muito, muito simples de se construir, praticamente sem requerer domínio do MS-Excel. Particularmente gosto de utilizar para monitorar o progresso de atividades em desenvolvimento, como é o caso de projetos de Tecnologia da Informação.

Útil para antecipar os alertas que demonstram criticidade de riscos, custos acima do planejado, datas de conclusão perdidas, grande quantidade de erros durante a fase de testes entre outros.

Primeiro vamos construir o gráfico propriamente dito, sendo necessário apenas um gráfico de coluna cuja tabela de dados tenha apenas uma célula, ou seja, aquela que registra a “temperatura”. Veja o gráfico padrão e o gráfico final, após a retirada do título, legendas, linhas de grade, ajuste da escala para valor fixo (mínimo de 0 e máximo de 100), redimensionamento, alteração de cor de preenchimento da coluna e retirada da borda.



Basicamente, vamos desenhar o termômetro manualmente. O bulbo é apenas um objeto círculo incluído na parte inferior do gráfico, o capilar é um objeto retângulo que envolve a coluna do gráfico e a substância termométrica é apenas o gráfico de colunas preenchendo o retângulo. Altere as bordas e cores de preenchimento e o gráfico final está praticamente pronto, conforme abaixo.


Conforme a necessidade é possível incluir limites que indiquem qual é “temperatura” crítica, incluir o rótulo de dados, etc. Adapte como desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário