domingo, 15 de maio de 2011

Gráfico em formato de tornado

Este tipo de gráfico é muito utilizado para apresentar as características da demografia de um País, geralmente agrupando sexo e idade da população. É bastante conhecido como Pirâmide etária, pirâmide demográfica ou pirâmide populacional.

Como quero demonstrar apenas a técnica de construção do gráfico, vou utilizar os dados já existentes a partir do Censo 2010 sobre a população brasileira. A tabela original apresenta o percentual de homens/mulheres por faixa de idade. Acrescentei mais uma coluna transformando os percentuais masculinos em números negativos. Esta é a coluna que gera o lado esquerdo do “tornado”, porém, será apresentado de forma invertida.


Selecione as colunas “Homens (negativo)” e “Mulheres” e crie um gráfico de barras 2D empilhadas. O resultado será este “monstrinho”, a partir do qual faremos toda a formatação para criar o “tornado”.


Altere em “Selecionar dados” o rótulo do eixo horizontal (categorias) de forma a apontar para a coluna “Idade” e altere em entradas de legenda (série) o nome da série “Homens (negativo”). Posicione a legenda no centro inferior.

Formate o eixo X marcando as opções “Valores em ordem inversa” e “Eixo vertical cruza em valor máximo do eixo”. Formate o eixo Y marcando a opção “Categorias em ordem inversa” e formate o número para personalizado 0;0.

Formate as linhas de grade, fontes, cores das barras. O resultado final pode ser visto abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário