sábado, 21 de maio de 2011

Gráfico do Quadrante Mágico

Um dos gráficos mais didáticos que conheço é o “Quadrante Mágico”, muito utilizado pelos órgãos independentes de pesquisa para avaliar e classificar empresas nos mais diversos aspectos e características. Também é conhecido por gráfico de setor.

Basicamente consiste num gráfico tipo “X,Y”, porém dividindo o plano cartesiano em 4 quadrantes. Cada quadrante terá uma característica determinante para todo o grupo. Não entrarei nos detalhes conceituais do gráfico, porém, se você necessitar de mais informações, consulte a Wikipedia.

Primeiramente, necessitamos de um gráfico simples com os 4 quadrantes. Crie uma tabela de dados conforme abaixo e na sequência crie um gráfico de colunas empilhadas, alterne entre linhas/colunas para fazer o empilhamento, reduza a largura do espaçamento entre colunas para 0%, configure a escala do eixo Y para mínimo 0 e máximo 2, retire a legenda e os rótulos dos eixos, retire as bordas de cada coluna e altere a cor de cada quadrante conforme sua preferência. Reserve.


O segundo passo é criar o gráfico com a distribuição dos “players” conforme os seus próprios critérios de classificação. Neste exemplo criei uma tabela fictícia com vários “players” e suas respectivas avaliações. Depois gerei um gráfico de bolhas e retirei o título, a legenda, as linhas de grade, os rótulos dos eixos, ajustei o tamanho das bolhas para largura 50, retirei o preenchimento de todo o gráfico (para obter a transparência necessária à sobreposição), alterei a cor das bolhas para verde, incluí o rótulo de cada quadrante e adicionei o rótulo de dados com o nome do “player”.


O próximo passo é simplesmente posicionar o gráfico de bolhas sobre o gráfico de colunas para obter o resultado abaixo. Um gráfico simples, claro, direto ao ponto e muito fácil de entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário