domingo, 2 de janeiro de 2011

O que você precisa saber

Do ponto de vista técnico, não há um padrão determinante, um “Currículo Escolar” para tornar-se um Dashboard Maker, ou simplesmente, alguém capaz de produzir dashboards profissionais.
Então, dada a infinidade de técnicas disponíveis, utilizo aquelas que funcionam melhor para mim. Faça o mesmo.
O que funcionou para mim?
Conhecer muito bem as ferramentas disponíveis (MS-Excel, no meu caso)
Fórmulas (Referências, COUNTIF, SUMIF, MATCH, INDEX, ROWS, COLUMNS, SMALL, LARGE, OFFSET, array de formulas, auditoria de fórmulas)
Formatação (Colar especial, congelar painéis, formatação de dados, formatação de tabelas, objetos)
Formatação condicional
Gráficos (dinâmicos, combinados, formatação de gráficos)
Tabelas
Tabelas dinâmicas (sumarização de dados, agrupamento de dados, campos calculados, gráficos dinâmicos)
Filtros (Filtros avançados, filtros customizados, validação de dados)
Importação de dados
Formulários (controles de formulários)
Ferramentas de produtividade (atalhos, Quick Access, templates)

Conhecer técnicas de comunicação
Técnicas de User Interface (Arquitetura de Informação, prototipação)
Design e comunicação visual
Estratégia de divulgação (canais de informação – Impresso, On line, Mobile)
Adequação cultural da mensagem
Relatividade (relevância do conteúdo para o leitor)

Recomendo que você faça uma auto-avaliação do seu conhecimento técnico (domínio do MS-Excel) utilizando o assessment do chandoo. Basicamente, vai direcionar você ao curso on line, mas, já serve como um “guia” para seus estudos.
Também disponibilizei a estrutura do curso, para que você planeje seus estudos segundo uma ordem lógica.
Mas, lembre-se: não há um currículo padrão. Portanto, utilize estas referências para criar o seu próprio curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário