sábado, 29 de janeiro de 2011

Nuvem de palavras no MS-EXCEL

Outro dia fiz um dashboard com uma nuvem de palavras e alguns amigos ficaram curiosos com o efeito. A pergunta mais freqüente foi: “Que tipo de gráfico é este?”, seguida da afirmação “Não sabia que o MS-Excel fazia este tipo de gráfico!”.
Bom, até onde eu saiba, o MS-Excel realmente não faz este tipo de gráfico!
O segredo é bem simples: encontre algum site que crie automaticamente sua nuvem de palavras e copie a imagem para o seu dashboard. Isso mesmo, bem simples. “E se eu quiser algo mais robusto, mais automático, capaz de gerar a nuvem de palavras diretamente no MS-Excel?” Se encontrar, me avise, com certeza também vou querer ;-)
De volta ao básico, gosto bastante do wordle.net, justamente pela facilidade de uso, permitindo ao usuário fornecer a lista de palavras 1) diretamente pelo site, num campo texto; 2) Através de um feed RSS ou 3) Através de um usuário del.icio.us.
Para simplificar, usei como exemplo os RSS da Globo, do Flamengo e do The New York Times. Enfim, crie sua nuvem de palavras e faça bonito no seu próximo dashboard.
Globo.com

Flamengo 
The New York Times

Um comentário:

  1. Edilson,

    Aceitei o desafio e arrumei um jeito de fazer isso no excel. É claro que precisa de alguns ajustes. Se quiser te mando a planilha.

    Abraço,

    ResponderExcluir