segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como se desenvolver

Seu desenvolvimento técnico é diretamente proporcional a quantidade de horas dedicadas ao assunto. Ok! Ok! Esta frase não ajudou em nada, até mesmo porque se aplica a qualquer assunto ;-)

Bom, vamos às dicas:

  • Conheça os fundamentos gerais do MS-Excel (fórmulas, gráficos, referências, formatação). Quanto maior for o seu conhecimento do ambiente, maior será sua desenvoltura quando necessitar escolher as ferramentas adequadas.
  • Conheça o básico de Visual Basic, o que será extremamente útil quando estiver desenvolvendo Macros.
  • Esteja atualizado sobre as tendências e melhores práticas. Encontre fontes na Internet e revise periodicamente.
  • Desenvolva dashboards reais, com dados reais, em várias indústrias diferentes. Ajude seus colegas de trabalho a resolver problemas complexos, crie seu “banco de dados mental de soluções”.
  • Utilize técnicas comprovadamente eficazes de comunicação. Eu, por exemplo, recorto infográficos de revistas para utilizar como referência para minhas criações. Já viu algo mais auto-explicativo que infográficos da Veja ou Globo.com? Sugiro ver o making of da Globo.com.
  • Busque referências para Usabilidade. Que tal inspirar-se no iPhone? Que tal avaliar os sites campeões mundiais em Usabilidade? O importante aqui é foco no usuário (você sabia que o ato de desembalar os produtos da Apple é meticulosamente planejado para criar uma experiência agradável ao usuário?)
Compartilho com vocês algumas sugestões do Chandoo:

Um comentário: