segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Melhores práticas que funcionam bem comigo


Sendo chato de tanto insistir: a melhor prática é aquela que funciona melhor para você (e seu público-alvo!). De qualquer forma, registro algumas que considero realmente boas, coletadas em diversos sites e também baseadas em minha experiência pessoal.
Escolha-as de acordo com suas necessidades.
·         A melhor forma de não destacar coisa alguma num dashboard é destacar tudo de uma vez! Então, seja seletivo naquilo que você realmente quer enfatizar.

·         Utilize gráficos que sejam fáceis de entender. Os mais práticos são os de barra e os de linha. Evite gráficos de pizza – são bonitinhos, mas, ordinários.

·         Utilize o KISS – Keep it simple, stupid! Retire todos os rótulos de eixos, linhas de grade, bordas, legendas, efeitos de fundo, imagens, sobreposição de gráficos. Agrupe as escalas nos eixos para mostrar a menor quantidade possível de blocos de informação. Adapte as escalas dos eixos para não deixar espaços em branco (e inúteis).

·         Aprenda a combinar cores (ou, como eu, contrate um designer gráfico para algumas boas e bem pagas sugestões).

·         Não transforme sua planilha num banco de dados ou num sistema de processamento de dados. Ou seja, utilize-a como uma planilha! Parece simples e óbvio, mas, não é. Somente exporte seus dados para o MS-Excel após tratá-los em seus aplicativos de origem – utilize a menor quantidade possível de fórmulas para tratamento de dados. Você evitará muita dor de cabeça fazendo auditoria de fórmulas e consistência de dados.

·         Os dados estão tratados? Se sim, utilize extensivamente as funcionalidades de tabela e gráficos dinâmicos. Novamente, poupará muito trabalho com fórmulas e consistência de dados, deixando-o livre para a análise das informações realmente relevantes para o negócio.

·         “Teste” seu trabalho em diversos formatos, diferentes resoluções de tela, Preto e Branco, Colorido, diversos equipamentos – iPad, iPhone, retroprojetor, LCD, diversos arquivos – PDF, JPG, GIF, diferentes versões de MS-Excel. Teste, teste, teste.

·         Faça o dashboard para o seu público-alvo, não para você. Por mais que sua mãe ache seu dashboard “uma gracinha”, o seu chefe poderá odiar. Então, faça as perguntas certas: o meu público-alvo é mais conservador ou mais arrojado? Gosta da pirotecnia tecnológica ou gosta de relatórios impressos onde podem rabiscar? Estão mais preocupados com a performance passada ou com as tendências de futuro?

·         Baseie seus gráficos e tabelas (ou qualquer outra forma de apresentação) em dados confiáveis, relevantes, significativos. Quanto piores forem seus dados, qualitativa e quantitativamente, pior será o seu resultado final. Aprenda a consistir seus dados – eles realmente têm confiabilidade estatística?

·         Crie várias planilhas numa única pasta de trabalho, definindo funções claras para cada uma delas. Você poderá criar uma planilha para os dados, outra para os cálculos e uma terceira para a construção do dashboard propriamente dito. Misturar tudo numa única planilha causa muita desorganização e dificulta absurdamente a manutenção e/ou reutilização. Aproveite para documentar o seu trabalho. Se você já programou já deve saber o quanto é desconfortável ter que alterar algum código-fonte sem ter nenhuma documentação na qual se basear.

·         Se o seu dashboard será utilizado eletronicamente, permita que os usuários possam interagir com sua interface de navegação. Crie filtros dinâmicos, mecanismos de validação de dados, mensagens explicativas.

·         Aprenda a nomear intervalos de células e use-e-abuse deste recurso. Forneça nomes fáceis de entender e lembrar. É muito mais produtivo do que lembrar-se de referências à células específicas ou fazer auditoria de fórmulas.

·         Você gosta de junk food? E que tal Chartjunk? Evite!

Um comentário:

  1. Este item é extremamente importante hoje em dia “Teste seu trabalho em diversos formatos, diferentes resoluções de tela, Preto e Branco, Colorido, diversos equipamentos...”

    Cada vez mais os executivos estão utilizando tecnologias móveis para o trabalho, isso está gerando a necessidade de termos que fazer Dashboards, visíveis “perfeitamente” no Computador, Ipad, Iphone etc.
    O CEO e os Diretores da empresa que trabalho, já estão demandando isso...

    Mais um excelente artigo. Parabéns!

    Continue com este trabalho, está muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir