Você passa horas tabulando dados, diagramando a estrutura de informação, produzindo gráficos, escolhendo cores e quando termina o seu dashboard se depara com aquela “legendinha” sem graça do Excel?
Eu costumo incrementar as legendas com informações mais claras, precisas e direcionadas ao resultado a ser apresentado.
Na tabela abaixo temos as variações de receita, despesa e lucro de uma determinada empresa na última década.
Um gráfico convencional (padrão do Excel, sem nenhuma adaptação) ficaria assim:
Incluí em duas células, por meio do comando Inserir símbolo, uma seta para cima e outra para baixo. Depois incluí uma outra coluna na tabela, acrescentando a seguinte fórmula (adaptando para cada item da planilha): =SE(C2>B2;$H$1;$I$1)&" Receita em "&TEXTO(C2/B2-1;"0%")
Explicando rapidamente: se a variação é positiva, seta para cima. Caso contrário, seta para baixo. A função texto acrescenta o símbolo de percentual e formata as casas decimais. $H$1 e $I$1 são referências para as células que contêm os símbolos. O caracter & concatena tudo num único texto. O resultado final fica assim:
Quanto ao gráfico, inseri três caixas de texto abaixo de cada item (receita, despesa e lucro). Selecionei a primeira caixa de texto, depois cliquei na barra de fórmulas e apontei como referência a célula que contem a fórmula criada anteriormente. Repeti a operação para os demais itens e o resultado final ficou assim.
Este Blog é EXCEEELENTE!
ResponderExcluirVou fazer um post sobre ele no blog da minha empresa recomendando-o.
Parabéns, Edilson!
Olá Edilson,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Como você conseguiu colocar bordas e dar a quebra no texto na legenda do eixo X?
abraço!
Marcos Sota