domingo, 20 de março de 2011

Calculando dias úteis entre duas datas

Levanta a mão quem ainda não precisou calcular a quantidade de dias úteis entre duas datas!
Todos os caminhos levam à Roma, mas, alguns são mais fáceis. Ao invés de criar fórmulas mirabolantes, que tal utilizar alguma totalmente pronta?
Antes de mais nada, habilite as Ferramentas de Análise do Excel. Clique no menu Ferramentas, Suplementos e marque a opção Ferramentas de Análise. A localização desta opção pode variar dependendo da versão do Excel, então, na dúvida consulta o menu Ajuda.
A primeira fórmula é a DiaTrabalhoTotal, que calcula a quantidade de dias úteis entre duas datas, permitindo excluir os finais de semana e feriados. Explicando resumidamente o assistente de fórmulas temos os seguintes parâmetros:
Data inicial: é a célula que contem a data inicial do período
Data final: é a célula que contem a data final do período
Feriados: é o intervalo de células que contem a relação de datas a serem consideradas como feriados. Este parâmetro é opcional. Como boa prática, quando preciso utilizar este parâmetro, costumo nomear o intervalo de células para facilitar o entendimento. Fica a seu critério.

A segunda fórmula calcula o próximo dia útil após X dias úteis. Muito útil para o cálculo de prazos legais e datas limite. Também permite incluir a lista de feriados. Resumidamente os parâmetros são:
Data inicial: é a célula que contem a data inicial do período
Dias: é a quantidade de dias úteis a serem acrescidos na data inicial
Feriados: idem à primeira fórmula

Nenhum comentário:

Postar um comentário