domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dashboard garante viagem à Disney

Um certo professor costumava repetir em sala de aula: “Sou um cara que adora coisas práticas, e nada mais prático do uma boa teoria!”
A teoria colocada em prática neste artigo trata de um caso real de família com despesas mensais fechando no 0 x 0 (zero a zero). Ou seja, pagavam todas as contas e faziam seus investimentos, mas não “sobrava” dinheiro para a tão sonhada viagem à Disney.
Conforme orientação do Gustavo Cerbasi, conceituado autor do segmento de finanças pessoais, a recomendação é justamente não cortar os gastos relacionados ao lazer e sim aqueles relacionados aos chamados “gastos burocráticos”: água, luz, telefone, gás, supermercado, escola.
Portanto, construí para a família um dashboard focado no orçamento familiar, apontando justamente a “performance” nos gastos burocráticos.
Dois itens chamaram a atenção:
1)      Alto volume de ligações DDD, VC1 (ligação local para celular) e VC3 (ligação interurbana para celular) sempre para os mesmos números: familiares que residem em outra cidade ou filhos em passeios com os amigos.
2)      Volume de compras no supermercado não condizente com a rotina familiar, onde praticamente todos fazem refeições fora de casa, inclusive aos fins de semana.
Com base nos gráficos ficou claro que a melhor estratégia para o telefone era adotar um plano que possibilitasse o máximo de ligações ao menor custo. Leia-se: é para continuar falando, inclusive mais, porém, pagando menos. A solução óbvia foi o plano de uma determinada operada que permite ligações ilimitadas entre números de sua rede, inclusive interurbanos, à custo ZERO.
Já para o caso do supermercado a solução foi ainda mais simples: checar a geladeira, despensa e armários antes de ir ao supermercado, comprando apenas os itens realmente necessários.
Os resultados podem ser vistos abaixo. Redução em quase 50% da fatura de telefone (aproximadamente R$ 200,00 ao mês), além da redução de aproximadamente R$ 500,00 ao mês com o consumo de supermercado.
O que mais me chamou a atenção é que a família “já sabia” de tudo isso, mas, literalmente pagou pra ver. Deve ser coisa de São Tomé!
Redução de despesas com telefone
Reduçao de despesas com supermercado
P.S.: Sim, eles realizaram o sonho de ir à Disney.

Um comentário:

  1. 10 horas no telefone??????
    Acho que se juntar então os últimos anos de telefone, daria pra chegar a Plutão! ;p
    Ótima abordagem...! Os gráficos também estão muito claros e bem feitos.

    ResponderExcluir