quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Subtotal x Soma

Quando se utiliza dashboards dinâmicos, ou seja, aqueles que possibilitarão interação com o usuário, deve-se tomar alguns cuidados para evitar falhas de comportamento de alguns objetos gráficos.
Um ponto realmente frágil é a utilização da fórmula SOMA para sumarização de dados em tabelas. Uma alternativa interessante e de eficiência garantida é a fórmula SUBTOTAL.
Explicarei com o exemplo abaixo.
Suponha que você tem uma coluna “Quantidade”, com cinco linhas e valores de 1 a 5 distribuídos entre elas.
Acima desta coluna há uma sumarização dos dados, com o soma de todos os valores. A diferença é que uma coluna utiliza a fórmula SUBTOTAL e a outra utiliza SOMA.
Suponha que, utilizando o filtro já ativo, sejam desmarcados os itens 1, 2 e 3. A célula com a fórmula SUBTOTAL apresentará o valor 9 (correto), ao passo que a outra apresentará o valor 15 (errada). Ou seja, mesmo com o filtro ativado a fórmula SOMA continua a somar todos os valores.
Num outro exemplo, agora com o filtro totalmente desativado (todos os valores devem ser mostrados), vamos ocultar as linhas referentes aos valores 2 e 3 (não esquecendo de alterar o parâmetro da função SUBTOTAL para 109). Note que a célula com a fórmula SUBTOTAL apresentará o valor 10 (correto), ao passo que a outra apresentará o valor 15 (errada)
Placar final: SUBTOTAL 2 x 0 SOMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário