domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gráfico em formato de mapa

Qual é o melhor formato de gráfico para representar dados estatísticos de um País?
O mapa geográfico do País, ora bolas!
A maneira fácil, barata e rápida, portanto de melhor custo x benefício, que encontrei foi utilizar os templates do Choropleth Maps. Faça o download do template que você precisa e atualize e customize conforme suas necessidades.
De maneira geral, bastam apenas três pequenas atualizações para ter um gráfico pronto e com dados reais. Para este exemplo, utilizei dados do PIB brasileiro de 2007, distribuído por UF.
Na guia Control você encontrará um conjunto de informações chamado List of Metrics. Nada mais é do que a lista de valores para seleção do gráfico a ser exibido na guia Map, a que realmente mostrará o mapa.
Na guia Data você poderá preencher cada coluna com as informações que serão exibidas em formato gráfico. Neste exemplo preenchi apenas a primeira coluna com o PIB percentual de cada UF, alterando o título da coluna também para “PIB by UF %”.

Na guia Map já tinha o gráfico praticamente pronto, porém, fiz mais uma pequena customização, incluindo uma tabela com o número percentual do PIB por UF, em ordem decrescente.

E isso é tudo. Faça suas modificações, customizações, adaptações. Também fica a dica: procurando no Google será possível encontrar muitos outros templates. Aproveite.

P.S.: 56,5% do PIB brasileiro está concentrado apenas na região Sudeste!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário